domingo, 24 de junho de 2012

Humor: Anjo


(...)Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.
Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.
Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.(...)


Nunca me dediquei a desenhar figuras sagradas, nem santos, nem anjos, nem imagens de Jesus, somente em caráter humorístico sejam em caricaturas ou charges, embora eu nunca tenha profanado a crença de ninguém com qualquer tipo de indelicadeza. Minha mãe, por exemplo, é devota de Santo Antônio, santo que eu tenho o maior apreço e fé, diga-se de passagem.

O anjo em questão remete a uma imagem que eu tenho de como o sagrado e o profano são super valorizados pela nossa sociedade moderna criando um universo maniqueísta desnecessário num mundo que busca o entendimento da natureza como forma de compartilhamento da vida entre os seres viventes do planeta. Não creio na visão de "bem" e "mal". Mas enfim... Quem sou eu para retrucar contra a fé do próximo se eu rogo pela privacidade da minha?

O desenho foi feito em grafite e colorido em photoshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário